PARQUE ECOLÓGICO DE SÃO CARLOS COMEMORA 46 ANOS COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

O Parque Ecológico de São Carlos “Dr. Antônio Teixeira Vianna” completa 46 anos no dia 9 de setembro e para comemorar essa data com o público, preparou uma programação especial para o mês de aniversário.

De 9 a 25 de setembro serão realizadas várias atividades como Quarta com Bicho, Passeio Noturno e Dia do Cerrado com o Circuito ‘Y’ de Caminhada. Todas as ações fazem parte do Programa de Educação Ambiental do Parque Ecológico de São Carlos.

O Passeio Noturno Educativo será realizado nos dias 9 e 23 de setembro. O objetivo é proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer o comportamento dos animais de hábitos noturnos e curiosidades sobre o meio ambiente. Durante o percurso é possível ver onças, raposas, corujas entre outros animais difíceis de serem visualizados durante o dia. Assim como para as outras atividades, os interessados devem se inscrever com antecedência. As inscrições custam R$ 30,00 (preço único). Os menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto também inscrito. A concentração será na entrada do Parque das 19h às 19h30. O encerramento ocorre entre 22h30 às 23h. O tempo de trajeto é de 3 horas, com 45 minutos para o manejo de serpentes.

A Quarta com Bicho será realizada nos dias 14 e 21 de setembro em dois horários, das 8h às 12h ou das 13h às 17h. São 25 vagas por turma. A atividade tem como proposta a interação do participante com algumas espécies de animais silvestres, aprender sobre seus hábitos, alimentação e habitat, além de conhecer o trabalho desenvolvido pelo Parque Ecológico nas áreas de educação ambiental, preservação e conservação de espécies e pesquisa. As inscrições devem ser feitas diretamente na administração do Parque. Para se inscrever é necessário fazer uma doação de 2 Kg de ração para cães ou gatos, podendo ser para adulto ou filhotes. As doações serão repassadas para o Banco Municipal de Rações.

Já o Dia do Cerrado com o Circuito ‘Y’ de Caminhada será realizado no dia 11 de setembro, a partir das 8h, com o desafio de mostrar por meio de diferentes experiências, que é possível impactar positivamente, sensibilizar, fazer um forte apelo a ação, dar visibilidade através de boas práticas e inspirar mais pessoas nas questões sociais e ambientais. O objetivo desta caminhada é gerar consciência nas famílias através da experiência do contato com a natureza, em especial o Cerrado de São Carlos. A distância a ser percorrida é de 6 Km, um trajeto que dever ser percorrido em aproximadamente 1h20 em piso de terra batida e pontos com areia. A concentração será ao lado do recinto do Jacaré de Papo Amarelo a partir das 7h30. Para se inscrever é necessário fazer uma doação de 2 Kg de ração para cães ou gatos, podendo ser para adulto ou filhote. As doações também serão repassadas para Banco Municipal de Rações.

As inscrições para qualquer uma das atividades devem ser feitas na administração do Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna” localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2. O horário de atendimento é de terça a domingo das 8h às 16h30. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail pq.ecosc@saocarlos.sp.gov.br ou pelos telefones (16) 3361-2429 e 3361-4456.

Texto: Divulgação SMC/PMSC